Cultura em alta: Marília registra recorde de participação em eventos e leitura
Pesquisa da Fundação Seade aponta que metade dos moradores participou de shows ou peças em 2025, enquanto 29% frequentam bibliotecas, superando a média estadual.

Um levantamento recente da Fundação Seade revelou que a população de Marília tem intensificado o consumo cultural. Em 2025, 50% dos moradores participaram de ao menos um evento como shows, teatro ou dança, o que coloca o município entre os líderes estaduais nessa métrica.
Dados que destacam a região
Além da alta participação em eventos ao vivo, 29% dos mariliense frequentam bibliotecas, supera a média estadual de 21%. No hábito de leitura, 36% declararam ter lido entre dois e cinco livros no último ano, acima da taxa de 33% do estado. Mais da metade (52%) conhece a oferta de cursos nas áreas de música, dança, teatro e circo disponíveis na cidade.
Ações da Secretaria de Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura tem ampliado a oferta de atividades gratuitas, como o Projeto Teatro da Cidade, que dobrou as vagas para aulas de teatro, atendendo 240 alunos. Programas mensais para crianças, cinéfilos, amantes do sertanejo, flashback e hip‑hop, bem como a agenda do Teatro Municipal, Galeria de Artes e Museu de Paleontologia, mantêm o calendário cultural movimentado.
Bibliotecas adotam o conceito de “biblioteca viva”, promovendo contação de histórias e exposições. Iniciativas como Projeto Talento, Pratas da Casa e Cultura Delas valorizam artistas locais, enquanto parcerias com o Projeto Guri, Sesc, Nikkey Clube e a Secretaria Estadual de Cultura ampliam o acesso a cursos e eventos gratuitos.
Fonte: falamarilia.com.br


